domingo, novembro 04, 2012

(Mais) dicas de Lisboa ou LX me

Parafraseando Pessoa... "E tao bom rever Lisboa, o Tejo, tudo. Lisboa, com suas casas de varias cores. Estrangeira aqui, como em toda a parte."

 Sim, e assim que e!




Adoro andar a pe em Lisboa, aproveitar sua luz magica, o ceu azul da minha infancia, me encantar com seus misterios, descobrir ruas escondidas, restaurants tipicos, cafes e pastelarias de bairro, lojas com produtos excelentes, bater papo com os lisboetas, sempre tao docemente pessimistas. E fiz tudo isso na minha curta, mas deliciosa, visita a Lisboa, na semana passada. 

Tudo isso, recheado de frutos do mar frescos, excelente queijo artesanal, excelente espresso, peras suculentas, uvas dulcissimas, castanhas cheias de sabor, maca reineta, ótimas livrarias, muita cultura, ótimos museus, cinema, teatro e lojas simpáticas e algumas comprinhas básicas, em pleno outono e com toda a magia da luz de Lisboa. 


Eis o roteiro, para acrescentar as minhas dicas de Lisboa disponíveis aqui.


Cheguei tarde, porque meu voo super atrasou em Zurich. Corri a pastelaria Suica e fiquei impressionada com a quantidade IMENSA de turistas na Baixa. Muitos, muitos mesmo. 


Fui a Ler Devagar (Rua Rodrigues Faria - 103), paraíso para amantes de livros e livrarias, porque acho aquele ambiente o máximo.


E depois fui ao Shopping Amoreiras (Av. Eng. Duarte Pacheco Loja 1070) porque precisava comprar sapatos. Bonitos e confortáveis, como deve de ser! Como os meus favoritos sao da Arezzo e e la que fica a UNICA loja que a marca tem na Europa, sempre que vou a Lisboa aproveito. Alem do preco ser MUITO semelhante ao do Brasil e de poder pedir tax free (fica a dica!). A propósito, fica aqui o apelo a gestão da Arezzo para abrir uma loja em Zurich (pensem nisso, por favor!). O Amoreiras também tem uma loja de homeware que adoro, a Teresa Alecrim.


Para fazer tudo isso, usei e abusei do taxi, porque e muuuuito barato em Lisboa e assim eu podia agilizar minha vida, alem de ter conversas incríveis com os taxistas. e como estava chovendo mesmo, nao fique com um pingo de peso na consciência!


Tenho a teoria de que uma das melhores maneiras de entender o momento de um pais e de um povo e conversando com os taxistas locais. E sempre uma viagem pelo momento do lugar. E nao foi diferente. As conversas variaram entre como funciona o esquema de prostituição em Lisboa, ate a formacao do parlamento e a crise portuguesa, passando por uma consultoria de business (com resultados IMEDIATOS, juro!), para a taxista que estava em panico quando me pegou na porta do shopping. Ela
 se esqueceu, inclusive, de ligar o cronometro e queria me cobrar metade da corrida. Pode isso? Dei uma consultoria pra senhora, que acabou emendando uma corrida na outra. Ela estava literalmente as moscas na porta do shopping que também estava as moscas, com o centro coalhado de turistas...  

A noite, uma visita a Cervejaria Ramiro (Av. Almirante Reis, nº1 - H), para uma animada noite entre amigos e frutos do mar super frescos e deliciosos. Prego bom. Amejoas a Bulhao pato e camarao Tigre grelhado deliciosos. Mousse de chocolate, espresso bom. 


E quando percebi, ja era de manha. 


Pois bem, o dia tem que começar com um cafe da manha, ne?! Dificil escolher entre o excelente cafe da manha do Sofitel, ou de uma das pastelarias, repletas de gostosuras (queijo quente, rissoles, pastries diversas, etc). O trajeto, Av da Liberdade - Rua Augusta e uma PERDIÇÃO!!!!!


O cafe da manha do Sofitel e ótimo, e seus ovos Benedict em versao portuguesa (servidos com paio e nabiças, ja que estamos na epoca delas!) e delicioso. Alem de uma ampla seleção de frutas do continents e das ilhas, deliciosas (no caso, frutas de verdade... ainda nao contei o trauma pos frutas de Taiwan...).


A proposito, fiquei no Sofitel da Av da Liberdade e gostei. Oh, a cama! Excelente, com duvets super confortáveis. Quarto de bom tamanho. Recepção excelente, elegante e ultra competente e como disse acima, cafe da manha delicioso. E o vinho que eles servem, delicioso!!! Ótima localização, na Avenida da Liberdade, proximo a Baixa. Estou virando fa desta rede francesa!


Cafe da manha tomado, fui passear no Chiado e na Baixa. O mesmo de sempre, lojas de homeware, de decoração, sabonetes da Claus Porto  (a sabonete de alface e meu preferido, dica antiga da grande amiga C) e da Confiança (o sabonete de Leite de Burra delas e magico) e LIVRARIAS, porque preciso me abastecer de LIVROS.


A proposito, nao deixem de visitar a novo espaço da Taschen no Chiado, na loja CNM (Rua nova da Almada, e a Rua dos Armazéns do Chiado). Mixed feelings, mas para Taschen maniacos como eu, uma Taschen e sempre uma Taschen! Mas deixo bem claro que a minha favorita e da de Bruxelas.


Almoço no
 Kaffehaus (Rua Anchieta 3, Chiado) para um prego (bitoque) boooom e deliciosas limonadas.

E na Baixa, a Rua Augusta, as Ruas do Ouro e da Prata e suas transversais sao um must a explorar. E o Lisboa Story Centre no Terreiro do Paco vale uma visita para reviver as ricas memorias da cidade. 


Depois corri para o salão, para uma merecidissima tarde de beleza. 


E ja era hora de explorar o Cantinho do Avillez (Rua dos Duques de Bragança, 7, Chiado)espaço inusitado, mas sabores excelentes. Empanadinhas de perdiz,  atum de conserva caseira, lascas de bacalhau, sobremesa de avela. Tudo delicioso e perfeito, em seus pormenores.


E chegou a manha de sábado e a certeza de que seria curta demais, com meu voo de volta no comecinho da tarde. E se era esse o tempo que tinha, era preciso aproveita-lo.

Fui me deliciar com a bonita vista da Praca da Figueira pela manha. A vista do Castelo de Sao Jorge pela manha e simplesmente LINDA! E a noite o panorama e igualmente belo! E fui visitar as lojas entre ela e o Terreiro do Paco, o que inclui uma visita ao Mercado da Figueira para comprar peras e outras frutas portuguesas deliciosas e sabonetes (dos melhores do mundo!) a preços honestos.

Fui a confeitaria Nacional e explorei as ruelas da Baixa, que eu adoro.


Comprei camisas na Chez Chemise (@ Rua Augusta, 179) e casacos na Zeva Boutique (@ Praca da Figueira e @ Rua do Ouro). Explorei as lojas da regiao, tradicionais e excelentes. Porque eu NAO gosto de C&A, H&M, Zara, Mango e afins!!!


Outras dicas deliciosas, nem todas visitadas ainda, mas todas muito bem recomendadas.

Inspire-se:
Nota: Apesar dos brasileiros torcerem o nariz para Portugal, nao e o que o resto do mundo faz.

Nenhum comentário: