segunda-feira, setembro 17, 2012

Welcome to Seoul/Seul (dicas de Seul, Coreia do Sul)



1 - 3 Set 2012

Minhas impressões de Seoul, Coreia do Sul (South Korea).

Futuro e História em perfeita harmonia. Uma mega metropole de vidro e aco. Moderna, cheia de predios ultra modernos, skyscrapers, ultra high-tec, em plena harmonia com palacios antigos, templos budistas centenarios e casas tradicionais. EXCELENTE infra-estrutura, muito néon. Mas quando se deixam as vias principais e se exploram as ruas e ruelas secundarias se descobre uma outra Koreia, mais rustica, cheia de casas tradicionais, lindas.

Muita gente simpática e muito bem educada. Belíssimas e elegantes mulheres, muito bem vestidas, todas com o nariz perfeito. A Korea tem um dos maiores índices de rinoplastia do mundo. 

Comida deliciosa.  Bela porcelana (nao, nao me refiro a das lojas de turistas). Excelente chá e chá de café! Sim, escrevi certo! E gelado, servido com muuuuuuitas pedras de gelo! 

Cafés super modernos por todos os lados (so esta cultura dos "cafés" ja me conquista!) e wine-bars tambem. Ah, e vinho chileno e estrela por la.

Uma industria tecnologica e automobilistica super desenvolvidas: Sansung, LG, Kyoscera, Hyundai, Kia. Just name it. E uma forte industria têxtil também. E vale ressaltar que o Miojo e coreano!

Os coreanos detestam os japoneses. E nao ha brands japonesas (Toyota, Nissan, Canon, Panasonic, etc) por la. 

Ha inúmeras galerias de arte espalhas por Seoul. E fiquei surpresa com o numero de igrejas protestantes, que fazem do cristianismo / protestantismo  a religiao dominante na Korea, passando o budismo.

E tem wi-fi em todos os lugares da cidade.

Detalhe, todo este desenvolvimento econômico e cultural aconteceu nos ultimos 30 - 40 anos, graças ao foco na industria nacional e na educação de seu povo.

E claro, a cidade e SUPER segura.


Minhas dicas de Seoul, Coreia do Sul (South Korea).

3 dias em Seoul, depois de uma longa semana em Taipei, onde aconteceu de TUDO. TUDO mesmo, incluindo uma sexta feira, 31 de agosto de lua cheia. E a  primeira coisa que vejo no caminho do aeroporto para o hotel, já passando da meia noite - o bebe da minha colega de Taiwan tinha acabado de nascer. Vibe boa pra chegar a Seoul, começar Setembro e respirar!


A vista do meu quarto era linda, com a Seoul Tower, toda iluminada a frente. E a vista de Seoul a noite era super bonita também. 


Programei-me para acordar cedo, mas, mas, mas, meu corpo doia.  Doiam braços, pernas, tudo. Dormi ate as 3 pm, fui explorar o hotel, achei lojas incríveis, comprei porcela e hashis/chopsticks, fui conhecer a Wedding Agency (LUXO!) do hotel, que merece um post a parte e o La Prairie Spa (Um LUXO! Mas carissimo!) e fui "almoçar" comida coreana (nao lembro o que era, mas era bem bom). Gente, a cozinha coreana e DELICIOSA e vai muito alem do miojo (que e coreano!!!) e do kimchi (acelga fermentada e super apimentada!).

Alimentada, fui em direção a Seoul Station, próximo ao hotel, high-tec e cheia de lojas bem simpáticas. Pelo caminho, varios predios high tec. Me enfiei na Lotte department store e fiz comprinhas básicas. Programinha tosco para um sábado a noite, mas que nao precisava de cerebro, so de curiosidade pra explorar, de pernas e de um bom tenis. 

Achei lojas incríveis de doces, que mais pareciam obras e arte e fui apresentada ao rose rice sparkling wine feito de arroz (delicia!), achei organizers excelentes, comprei bugigangas de papelaria / escritorio que ADORO (post its de diversas formas e cores, etiquetas, grampos, inúmeras coisas) e comprei cosméticos excelentes de marcas locais. E as roupas sao lindas, mas nao me servem (as coreanas sao lindas e magerrimas)!


Acordei cedo no domingo e fui fazer a melhor massagem da minha vida no salão de massagem do hotel (eles tem um salão mais normalzinho, alem do La Prairie). 2 h da melhor massagem ever. Depois fui bater perna: Changdeokgung PalaceGyeongbokgung PalaceSamcheong-dong e suas galerias; Insadong (TURISTICO ate a medula ou seja, nao vale a pena comprar NADA neste market); War Memorial of Korea e templo budista Jogye-sa (leia aqui).

E se foi o final de semana. O dia seguinte foi de trabalho duro, que comecou com um... cafe gelado, com muuuuuuitos cubos de gelo, no escritório. Um cafe americano no melhor estilo coreano. E as colegas coreanas me levaram em um restaurantes super tradicional e repleto de delicias coreanas. Gente, o churrasco coreano e muito saboroso! E mais um chazinho de cafe.

Alguns sites e informações úteis:


www.visitseoul.net
www.time.com
english.visitkorea.or.kr

- Dica super útil:
Tenha sempre o nome do hotel e dos locais que pretende visitar escritos em coreano.

- Metro: 
Seoul tem um sistema de metrô EXCELENTE. Pode-se alcançar a maior parte dos locais turisticos de metro. Segue mapa em Inglês. www.seoulmetro.co.kr

- Seoul city tour bus: 
http://en.seoulcitybus.com
Pode ser um bom inicio do tour, mas nao fiz.

- Museus:
www.museum.go.kr


- Traditional markets: 
Insadong. Eu achei SUUUUUUPER turistico. Fiquei la 2 horas e fui embora.
Dongdaemun Market. Nao fui.
Namdaemun Market. Nao fui.

- Department stores:
Lotte department store e Shinsegae department store.

- Restaurantes:
O Hilton Millenium tem ótimos restaurantes (8, no total), entao fiz minhas refeições por la mesmo.


- Hotel:

Nenhum comentário: