domingo, agosto 30, 2009

Play, 40 C - Reguengos de Monsaraz & Evora, Alentejo

Poucas coisas me fariam acordar as 7 da manha em um sabado. Uma delas era a curiosidade por conhecer a Herdade do Esporao, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo. Acordei, fui ate la (130 km de Lisboa ate Evora e mais 40 km ate a Herdade) e ADOREI.

O dia ajudou, e muito. Sol escaldante. 40 C!!! Ceu azul. A bela paisagem do Alentejo. Rustica!!! De planicies, sobreiros e oliveiras.

Vi as uvas chegando. Estamos em epoca de vindimas!! Visitei a area de producao. Mas nao foi possivel visitar as caves por causa do plano de contingencia da Flu A. Sem graca!!!


Sem caves, mas com tempo extra para fazer a prova de alguns vinhos no wine bar. Provei o branco Duas Castas (um desbunde num dia de calor como hj!!!) e o Esporao Reserva tinto .




De volta a Évora, para almoçar no Restaurante Fialho (que o ex presidente, Fernando Henrique Cardoso adora!) para a saborosa cozinha alentejana que eu também adoro. Deliciosas entradas - presunto, paio e queijinho de ovelha, carne de porco a alentejana e queijada. Tudo acompanhado de ótimo vinho. Bom, mas e um restaurante para turistas!!!

Depois fui a Capela dos Ossos, sempre Macabra, com seu "Nos ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos". Lembro da primeira vez que fui la, qdo ela ainda era uma capelinha (macabra, mas uma capelinha!!) na igreja de Sao Francisco. Hoje ela e uma estrutura de visitacao, em um circuito turistico!!! O que estao fazendo com este pais!!!!!!!!! Nao vou por fotos da capela aqui. Sao muito, muito, muito fantasmagoricas!!!

Tbem fui ao Templo de Diana. Belo, sob o sol escaldante.

Ainda tinha muita coisa para ver em Evora, mas o calor era tanto, mas tanto, que me irritei voltei para Lisboa, onde a sopra uma brisa mais fresca, hihihihihi.

E por falar em Lisboa, preciso dizer que estou apaixonada por ela. Ha quem diga que seu centro sao ruinas. Mas estas ruinas tem alma. E coracao!! E preciso sentir esta cidade para poder entende-la. Ou entao, vera apenas ruinas!!!

Depois de uma orgia etílica e gastronomica, a noite foi a vez de mais uma orgia gastronomica no Lisboa a Noite.

Polvo a Galega. Picaaaaante!! Bacalhau a Lagareira. Queijo arraiolo. Hhhhhhmmmm, delicia!!! e um espresso Delta Diamante, oficialmente eleito o melhor do planeta!!! Nespresso, te amo, mas o Delta Diamante e sem duvida alguma muiiiiiiiito melhor!!!!

Nenhum comentário: